Notas técnicas

 

 

NOTA TÉCNICA Nº1 DO GISE/LIS/ICICT/Fiocruz

Objetivo: Servir de orientação para a interpretação dos indicadores de saúde relacionados ao enfrentamento da COVID-19. Selecionou-se como exemplo o Estado do Rio de Janeiro por ter sido o primeiro a publicar dados da COVID-19 segundo grupo etário.

O EXCESSO DE ÓBITOS DE IDOSOS NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO ANALISADO SEGUNDO LOCAL DE OCORRÊNCIA

Objetivo: Analisar a evolução dos óbitos domiciliares de pessoas com 60 anos ou mais no Município do Rio de Janeiro durante a pandemia de Covid-19, considerando causa de morte e distribuição sócio espacial. E contribuir para o aperfeiçoamento de ações de atenção e vigilância em saúde de modo a identificar no Sistema de Mortalidade (SIM) o local de ocorrência de óbitos que acontecem em domicílios particulares (domésticos) ou domicílios coletivos, como ILPI.

NOTA TÉCNICA ACESSO PRIORITÁRIO À VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 PARA AS PESSOAS IDOSAS COM LIMITAÇÕES FUNCIONAIS E SEUS CUIDADORES(AS)

Objetivo: Nesta nota, propomos: a) que idosos com limitação da capacidade funcional sejam considerados prioridade independentemente de sua faixa etária; b) a adoção urgente de estratégias para vacinar idosos com dificuldade de sair de casa; c) a vacinação dos cuidadores de idosos que atuam nos domicílios, sejam estes um familiar ou uma pessoa contratada