Objetivo: Analisar o efeito da pandemia na carga de cuidado da pessoa idosa com dependência funcional, segundo a presença de cuidador contratado e condições socioeconômicas no ano de 2020
Fonte: Cadernos de Saúde Pública
Ano: 2022
Mortalidade domiciliar de idosos no município do Rio de Janeiro durante a pandemia de Coronavírus
Objetivo: Analisar os óbitos ocorridos no município do Rio de Janeiro (RJ, Brasil) segundo local de ocorrência, faixa etária, causa e características sociodemográficas no contexto da pandemia de Covid-19.
Fonte: Revista Brasileira de Geriatria Gerontologia
Ano: 2021
Objetivo: Caracterizar a população idosa brasileira durante a pandemia de COVID-19, considerando suas condições de saúde, socioeconômicas, desigualdade de sexo, adesão ao distanciamento social e sentimento de tristeza ou depressão.
Fonte: Ciência e Saúde Coletiva
Ano: 2021
Fatores associados à hipertensão arterial: uma revisão sistemática
Objetivo: identificar, por meio de revisão sistemática da literatura, os principais fatores epidemiológicos associados à HAS.
Fonte: Ciência e Saúde Coletiva
Ano: 2020
Desigualdade e fatores associados ao tratamento do problema crônico de coluna no Brasil
Objetivo: Descrever os principais tratamentos para PCC no Brasil, analisar os fatores associados à sua utilização e discutir possíveis desigualdades na utilização de fisioterapia /exercícios (como proxy de práticas preventivas) e a utilização de medicamentos (como proxy de intervenção em fase aguda).
Fonte: Ciência e Saúde Coletiva
Ano: 2019
Objetivo: propor indicadores sensíveis às dimensões da saúde contempladas nas políticas em vigor voltadas para esta população.
Fonte: Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em saúde (RECIIS)
Ano: 2019
Metodologia integrada de acompanhamento de políticas públicas e situação de saúde: O sisap-idoso
Objetivo: O presente artigo trata da estratégia de construção do Sistema de Indicadores de Saúde e Acompanhamento de Políticas do Idoso (SISAP-Idoso). O Sistema pretende articular a produção de informações em saúde com a decisão político-institucional, servindo como instrumento de gestão em saúde do idoso. Seu foco é suprir a necessidade de informações para o planejamento e controle de políticas e programas dos gestores municipais do Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte: Ciência e Saúde Coletiva
Ano: 2018
Objetivo: Analisar aspetos epidemiológicos do problema crônico de coluna no Brasil e estudar a associação entre a prevalência do problema crônico de coluna e fatores demográficos, socioeconômicos, estilo de vida e condições de saúde. Utilizam-se microdados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2013.
Fonte: Cadernos de Saúde Pública
Ano: 2017
Desigualdades na esperança de vida saudável por Unidades da Federação
Objetivo: Estimar a esperança de vida saudável aos 60 anos por sexo e Unidade da Federação e investigar as desigualdades geográficas e por nível socioeconômico.
Fonte: Revista de Saúde Pública
Ano: 2017