Eventos

Webnário: Pesquisa nacional sobre as condições de trabalho e saúde das pessoas cuidadoras de idosos

Seminário para debater os principais resultados da pesquisa "CUIDA-COVID". Esta pesquisa se propôs a investigar as condições de trabalho e saúde das pessoas cuidadoras de idosos, abrangendo tanto o cuidado realizado por familiares quanto aquele exercido de forma remunerada, por terceiros, no contexto da pandemia de COVID-19. A coleta de dados foi realizada através de questionário online autopreenchido, de agosto a novembro de 2020. Ao todo, participaram do estudo 5.786 pessoas. Após o tratamento do banco de dados, obteve-se uma amostra de 4.820 cuidadoras de pessoas idosas, das quais 51,2% eram não remuneradas ou familiares e 48,8% eram remuneradas. As informações coletadas abarcaram o perfil sociodemográfico, situação de saúde, características da jornada de trabalho e rotina de cuidados no período, dentre outros. Os resultados do estudo indicam, de forma inequívoca, que as condições para a realização do trabalho de cuidado de pessoas idosas, seja ele remunerado ou não remunerado, foram agravadas no período da pandemia. Para as cuidadoras familiares, os impactos para a saúde física e mental, associados a uma situação de maior sobrecarga no trabalho de cuidados, sobressaíram entre os aspectos mais preocupantes. Para as cuidadoras remuneradas, a desproteção social, a precarização das condições de trabalho e uma maior exposição a condições desgastantes na rotina de cuidados foram também identificadas. As conclusões do estudo apontam para um aumento das desigualdades de gênero, raça e classe social que perpassam o trabalho de cuidados, no período da pandemia. E sinalizam para a necessidade inadiável de ampliação e fortalecimento de políticas públicas voltadas para a população idosa e seus cuidadores(as), nos seus diferentes âmbitos.

Link de acessohttps://www.youtube.com/watch?v=ZSXPifEZlb4

Envelhecimento Saudável: perspectiva de gênero e ciclo vital

 

 

 

1ª Conferência de Promoção da Saúde da Fiocruz

O evento é uma iniciativa do Programa de Pesquisa Translacional em Promoção da Saúde - FioPromoS - e tem como objetivo, incentivar a reflexão sobre os desafios teóricos e práticos da Promoção da Saúde, na perspectiva do fortalecimento do SUS, além de fortalecer as ações desenvolvidas institucionalmente neste campo de atuação.A 1ª Conferência de Promoção da Saúde da Fiocruz contará com a participação de pesquisadores de universidades nacionais e internacionais, rodas de conversa, e apresentações de trabalhos dos participantes da Fiocruz.

O Grupo de Informação em Saúde e Envelhecimento participará dos dois dias de evento com a apresentação de quatro trabalhos. Acesse os posteres abaixo:

_________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________

 

 

I Simpósio Nacional Sobre Saúde, Envelhecimento e Estado de Bem-Estar

O I Simpósio Nacional Sobre Saúde, Envelhecimento e Estado de Bem-Estar discutiu as diferentes dimensões relacionadas ao problema da mortalidade prematura por doenças crônicas não transmissíveis apontadas pela ONU nos Objetivos do desenvolvimento sustentável e nas políticas relacionadas. O evento foi elaborado a partir de uma proposta Grupo de Informação em Saúde e Envelhecimento (GISE/ICICT/Fiocruz) com financiamento da CAPES. Seu principal objetivo foi  promover e propiciar o intercâmbio de experiências entre profissionais e estudantes, bem como o contato com estudos e pesquisas nas áreas de demografia, saúde pública e informação e comunicação em saúde por meio da realização do Simpósio sobre mortalidade prematura de adultos nos ODS.

Confira a página do evento para mais detalhes: https://www.simposioenvelhecimento.org/