Curso de Informação e Indicadores

 

Curso - Informação e Indocadores para a gestão de saúde do idoso no Rio de Janeiro

Este curso on-line foi desenvolvido como uma iniciativa do Laboratório de Informação em Saúde (LIS) do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (ICICT) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

O objetivo deste site é prover material didático adequado para o ensino sobre informação, indicadores e políticas públicas de saúde dos idosos, para utilização na área de planejamento e gestão de saúde do idoso do Estado do Rio de Janeiro. Um dos objetivos é que esse material seja utilizado na capacitação dos gestores de políticas de saúde da pessoa idosa do SUS.

Essa iniciativa é parte da capacitação para utilização do Sistema de Indicadores de Saúde e Acompanhamento de Políticas do Idoso (SISAP-Idoso). O SISAP-Idoso é um site que busca disponibilizar indicadores de diferentes dimensões da saúde dos idosos, relacionando-os com políticas públicas de saúde. A capacitação do usuário alvo é de fundamental importância para que o SISAP-Idoso se torne uma ferramenta eficiente no cotidiano de trabalho dos gestores de saúde.

Busca-se, assim, incentivar a reflexão sobre os insumos que representam a informação e as pesquisas na área de planejamento e vigilância da saúde dos idosos para a gestão nos diferentes níveis. Serão apresentadas as principais questões relativas aos sistemas de informação em saúde e políticas de saúde dos idosos, relacionando esse conhecimento ao cenário do estado do Rio de Janeiro. Nesse sentido, o material didático será parte essencial para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à prática do gestor de saúde do idoso.

São objetivos deste site:

  1. Ampliar a capacidade de acesso, tratamento, análise e utilização das informações em saúde, hoje essenciais no planejamento, na gestão e no processo decisório.
  2. Identificar e utilizar os principais instrumentos de planejamento, programação, monitoramento e avaliação do SUS.  
  3. Promover oportunidades de reconhecimento, análise e discussão sobre os indicadores referentes ao espaço/território de atuação desses profissionais, visando à compreensão da situação de saúde e das condições de vida da população idosa.
  4. Capacitar gestores de programas de saúde da pessoa idosa no uso de indicadores de saúde para o acompanhamento das políticas, o que permitirá sedimentar e fortalecer os conhecimentos dos profissionais envolvidos com intervenções em saúde pública.

Clique aqui para acessar a página do curso